Qualidade da Água

QUALIDADE DA ÁGUA

 

A água, é um produto natural,  mas deve ser tratada e vigiada de forma contínua, para que o ser humano a possa utilizar e consumir sem qualquer risco para a sua saúde.

 

A qualidade da água fornecida aos seus consumidores é uma preocupação constante da AdA - Águas de Alenquer.

 

A AdA - Águas de Alenquer tem vindo a apostar e intervir no desenvolvimento de novos processos de tratamento e desinfecção de água, realizando ao longo de todo o seu processo milhares de análises para monitorizar a evolução da qualidade da água.

 

Entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2008, o Decreto-lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, que estabelece o regime da qualidade da água destinada ao consumo humano, procedendo à revisão do Decreto-Lei n.º 243/2001, de 5 de Setembro, que transpôs para o ordenamento jurídico interno a Directiva n.º 98/83/CE, do Conselho, de 3 de Novembro, tendo por objetivo proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação dessa água e assegurar a disponibilização tendencialmente universal de água salubre, limpa e desejavelmente equilibrada na sua composição.

 

A nova legislação, mais exigente e complexa, tem como premissa avaliar a qualidade da água na torneira do consumidor. Deste modo, ao longo do ano, a AdA - Águas de Alenquer , de acordo com o Plano de Amostragem previamente aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), irá realizar análises junto da torneira do consumidor, de forma a obter uma imagem representativa da qualidade da água distribuída em todo a zona abrangida.

 

Com o objetivo de garantir e assegurar a qualidade da água do Concelho de Alenquer, trabalhamos continuamente, em colaboração com a ERSAR e outras entidades ligadas ao setor nomeadamente as Autoridade de Saúde e Câmara Municipal.  

 

 

 

 

 

Posição da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) relativamente à Desinfeção e qualidade da água para consumo humano em Portugal:

http://www.apda.pt/pt/noticia/937/desinfeccao-e-qualidade-da-agua-para-consumo-humano-em-portugal/

 

 

Comunicado da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) relativamente à Qualidade da água na torneira do consumidor:

http://www.apda.pt/pt/noticia/50/comunicado-qualidade-da-agua-na-torneira-do-consumidor/