A Empresa

A AdA - Águas de Alenquer, S. A. foi criada em 7 de Outubro de 2003. Em 17 de Novembro do mesmo ano foi celebrado com o Município de Alenquer o contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Alenquer.

 

A 1 de Janeiro de 2004 deu-se início ao Período de Funcionamento da Concessão, que decorrerá pelo período de 30 anos.

 

O seu objeto social consiste na exploração e gestão conjunta dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e recolha, tratamento e rejeição de efluentes na área do município de Alenquer, realização de obras necessárias à execução do Plano de Investimentos da concessionária.

 

No 1º ano de funcionamento da Concessão em 2004, foram consignadas as infra-estruturas, que passavam para a responsabilidade da AdA, tendo sido o fornecimento de água assegurado pela EPAL até Outubro desse ano, e transitado para a AdO - Águas do Oeste S.A. (Águas do Oeste) em Novembro de 2004.

 

A operação das ETAR foi realizada pela Águas de Alenquer, até 30 de Julho de 2005 data em se transferiu a responsabilidade para a Águas do Oeste, conforme previsto contratualmente.

 

O Regulamento Geral de Águas de Abastecimento e Águas Residuais do Município de Alenquer foi aprovado na reunião de Câmara de 12 de Dezembro de 2005 e publicado no Apêndice n.º 19 da II Série do Diário da Répública de 24 de Fevereiro de 2006.

 

No último trimestre de 2006, após o cumprimento de todas as formalidades necessárias, a Construções Pragosa, S. A. vendeu a sua posição a outra empresa do Universo Pragosa: a Ecobrejo – Gestão de Águas, Residuos e Ambiente, S. A.

 

Em Setembro de 2007 foi aprovado o reequilibrio económico-financeiro da concessão pela Câmara Municipal de Alenquer, tendo como razão principal o aumento dos custos associados à Águas do Oeste não contemplado no contrato de concessão. O aditamento ao Contrato de Concessão foi celebrado no dia 12 de Março de 2008.

 

O Plano de Investimentos foi concluído com a excepção de um reservatório e de um troço de coletor de saneamento que aguarda a declaração de utilidade pública.

 

Foi concluida a implementação do sistema SIG e a sua articulação com o Aquamatrix (sistema de gestão de clientes).

 

Desde o dia 13 de Outubro de 2008, a empresa é certificada em Qualidade, Ambiente e Segurança de acordo com as normas “NP EN ISO 9001”, “OHSAS 18001/NP 4397 e “NP EN ISO 14001”  certificação essa emitida pela empresa EIC.

 

O Segundo Aditamento ao Contrato de Concessão foi assinado a 16 de Novembro de 2011, concluído o processo de aprovação nos órgãos municipais competentes. Este aditamento assegura a necessária adaptação à nova legislação do setor e imprime uma maior proximidade e compromisso junto dos utilizadores, através da fixação de níveis de serviços e adequação da estrutura tarifária, com a inclusão de um tarifário social e de um tarifário para famílias numerosas. O Segundo Aditamento ao Contrato de Concessão teve a sua aplicação a partir do dia 1 de Janeiro de 2012.

 

Em Fevereiro de 2013 foi publicado o novo Regulamento Municipal (Regulamento Geral de Águas de Abastecimento e Águas Residuais do Município de Alenquer), encerrando assim a adaptação ao D.L. 194/2009 de 20 de Agosto.